quarta-feira, 18 de novembro de 2009

POEMA AO FILHO QUE FICOU

Zélia Botelho

Jesus contou certa vez
Uma história emocionante
De um pai que tinha dois filhos
O mais velho, responsável,
Ajudava o pai no campo
O mais novo, inconseqüente,
Inquieto e inconstante,
Preferiu deixar o lar
Partiu pra uma terra distante.

O restante da história
Todos devem conhecer
O que partiu, perdeu tudo,
Os bens, amigos, prazer!
E estando assim na pior
Lembrou do lar que deixara
Onde até os empregados
Tinham mais do que lhe sobrara,
Nos anos desperdiçados!

O bom filho que ficou,
Ao vê-lo voltar um dia,
Recebido com amor,
Pelo pai, com alegria,
Exclamou aborrecido,
Irritado, incompreensivo:
“E eu, pai? E eu que fiquei?
Eu que nunca te deixei,
Que prova me dás de amor?!
***
E dois mil anos depois
A história se repetiu
Na família de um pastor,
Quando um dos filhos partiu...
Não tanto quanto o da história,
Que do Senhor se afastou,
Mesmo assim deixou o lar,
O pai tristonho num canto
No outro a mãe a chorar!

Como na velha parábola,
O bom filho que ficou
Vendo a mãe sempre chorado,
Igualmente protestou:
“E eu mãe, eu não sou nada?
Eu que fiquei ao teu lado
Não sou teu filho também?
Por que derramas teu pranto,
Por quem amor não te tem?!

E aquela mãe respondeu:
“Filho, tu estás em casa,
E tudo que é meu, é teu!
Mas o teu irmão ausente,
É moço triste e carente!
Não vai encontrar lá fora,
O que desfrutas agora,
Amor e compreensão,
Nos momentos de aflição.


Tu és filho, moço alegre!
Descontraído e feliz!
Tens amor, paz e equilíbrio,
E em tudo és bem sucedido!
Mas teu irmão que partiu
Leva um coração vazio
Não sabe o que quer da vida
Não dá valor à família,
Ao lar que lhe dá guarida!


E o bom filho que ficou
Compreendeu a razão
Por que o irmão que partiu
Gozava de mais afeição
E quando o irmão voltou
Trazendo alegria ao lar,
Esse filho que ficou
Também pôde se alegrar
Pois amor, tanto se tem
Quanto mais amor se dá!

São Paulo, 6/01/1981

Um comentário:

  1. A linda história se repete sempre, o amor incondicional sempre vence. Muito bom.
    Ev. Cida

    ResponderExcluir